segunda-feira, 24 de maio de 2010

Pesquisa: Direitos Sociais e Direitos do Consumidor


Elaborada uma pesquisa com 28 entrevistados, para saber o percentual das pessoas que se preocupam com relação aos seus direitos como cidadão, tanto social com base no Artigo sexto da Constituição Federal, como do consumidor com base no Código de Defesa do Consumidor. Em forma de gráfico será demonstrado o percentual que foi constatado:

Questionário da pesquisa:

1) Você conhece o código de Defesa do Consumidor? Já precisou usar?

2) Você conhece os direitos básicos de um cidadão? (a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção á maternidade e a infância, a assistência aos desamparados) Já precisou utilizar?

3) Em sua opinião esses direitos tanto sociais, como do consumidor são respeitados? Você reivindica seus direitos como cidadão?

4) Com relação aos direitos do consumidor, você já procurou o PROCON para fazer alguma reclamação sobre produtos ou serviços prestados? Foi válido ir até o PROCON?

Você já precisou de algum serviço social, fora o que utiliza? E lhe foi concedido?



Percebe-se que a maioria dos entrevistados conhece o Código de Defesa do Consumidor, mas apenas 39% precisaram utilizar em defesa de seus direitos. E que 54% dos entrevistados já procuraram o PROCON para fazer alguma reclamação sobre de produtos e serviços prestados e a ajuda foi concedida, mas mesmo com a intervenção do PROCON a resolução ainda é lenta. E 64% afirmaram que vão à busca de seus direitos, mas que muitas vezes não são verdadeiramente respeitados.


Nota-se também 61% dos entrevistados conhecem os direitos básicos de um cidadão, e que utilizam sim, mas preferem não depender por trata-se de direitos não muito confiáveis. Pois geralmente quando precisam, é concedido de forma precária, afirmam 61% dos entrevistados.

Vale ressaltar que são direitos pertencentes a nós, não podemos deixar que nos tirem o que por lei é nosso. Trata-se de nossos direitos! Então mantenha-se informado das coisas lhe afetam.

Para saber mais procure ler o Código de Defesa do Consumidor que orienta o consumidor em prol de seus direitos, e o Artigo 6º da Constituição Federal que abriga os direitos básicos que cada indivíduo possui como membro de uma sociedade.

O Órgão de defesa ao consumidor de Guarulhos se localiza no seguinte local.

Endereço: Rua Condessa Amália, 23 - Jardim Santa Mena

UF: SP

CEP: 07096-010

DDD: 11

Fone: 2468-0008



Fique atento!

Fonte: cocaiando@blogspot.com.br

Final da trilha do cocaia

percurso da trilha do cocaia

começo da trilha

local de eventos publicos