Pesquisa: Direitos Sociais e Direitos do Consumidor
Elaborada uma pesquisa com 28 entrevistados, para saber o percentual das pessoas que se preocupam com relação aos seus direitos como cidadão, tanto social com base no Artigo sexto da Constituição Federal, como do consumidor com base no Código de Defesa do Consumidor. Em forma de gráfico será demonstrado o percentual que foi constatado:
Questionário da pesquisa:
1) Você conhece o código de Defesa do Consumidor? Já precisou usar?
2) Você conhece os direitos básicos de um cidadão? (a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção á maternidade e a infância, a assistência aos desamparados) Já precisou utilizar?
3) Em sua opinião esses direitos tanto sociais, como do consumidor são respeitados? Você reivindica seus direitos como cidadão?
4) Com relação aos direitos do consumidor, você já procurou o PROCON para fazer alguma reclamação sobre produtos ou serviços prestados? Foi válido ir até o PROCON?
Você já precisou de algum serviço social, fora o que utiliza? E lhe foi concedido?
Percebe-se que a maioria dos entrevistados conhece o Código de Defesa do Consumidor, mas apenas 39% precisaram utilizar em defesa de seus direitos. E que 54% dos entrevistados já procuraram o PROCON para fazer alguma reclamação sobre de produtos e serviços prestados e a ajuda foi concedida, mas mesmo com a intervenção do PROCON a resolução ainda é lenta. E 64% afirmaram que vão à busca de seus direitos, mas que muitas vezes não são verdadeiramente respeitados.
Nota-se também 61% dos entrevistados conhecem os direitos básicos de um cidadão, e que utilizam sim, mas preferem não depender por trata-se de direitos não muito confiáveis. Pois geralmente quando precisam, é concedido de forma precária, afirmam 61% dos entrevistados.
Vale ressaltar que são direitos pertencentes a nós, não podemos deixar que nos tirem o que por lei é nosso. Trata-se de nossos direitos! Então mantenha-se informado das coisas lhe afetam.
Para saber mais procure ler o Código de Defesa do Consumidor que orienta o consumidor em prol de seus direitos, e o Artigo 6º da Constituição Federal que abriga os direitos básicos que cada indivíduo possui como membro de uma sociedade.
O Órgão de defesa ao consumidor de Guarulhos se localiza no seguinte local.
Endereço: Rua Condessa Amália, 23 - Jardim Santa Mena
UF: SP
CEP: 07096-010
DDD: 11
Fone: 2468-0008
Fique atento!
Fonte: cocaiando@blogspot.com.br
segunda-feira, 24 de maio de 2010
domingo, 18 de abril de 2010
Mudando de Assunto...
Saúde e Segurança do Trabalho
“Mesmo quando a saúde é de ferro, há sempre maneira de pô-la em perigo constantemente.”
Miguel Esteves Cardoso
Então, deixando o tema meio ambiente de lado – não que não seja mesmo importante – vamos abrir nossos olhos para um assunto que nos atinge diretamente, para quem trabalha e futuramente quer trabalhar, ou até mesmo alertar nosso bairro e amigos dos cuidados que temos que ter, afinal, todos nós sabemos que a saúde e a segurança são essenciais para que executemos as atividades propostas em nosso dia-a-dia.
*Muitas empresas fornecem o equipamento de proteção, como, protetores auriculares, luvas, botas, máscaras, uniforme especializado para determinados tipos de atividades e etc, Que muitas vezes diminuem os agentes agressivos a saúde.
E tem ainda o de periculosidade, que é aquela atividade que põem em risco sua vida, que tem o adicional de 30 por cento na base do salário. Você sabia disso?
E sua empresa como funciona? E na de seu bairro?
Na verdade qual é sua situação meu amigo(a)?
Vamos às dicas:
* Você que trabalha em casa fique atento os movimentos repetitivos, máquinas sem manutenção, ou até mesmo riscos com eletricidade, superaquecimento de aparelhos e curtos-circuitos.
*E quem trabalha em pé, procure usar calçados confortáveis, para evitar problemas com a coluna, calos, bolhas d’água, inchaços, aqueles velhos problemas que conhecemos!
* E ao contrário, para aqueles que trabalham sentados, na frente do bendito PC... uma postura correta, um tempinho para descansar os olhos da claridade e as mãos da digitação (procurando fazer exercícios com as mãos), isso pode parecer que não ajuda, mas ajuda e muito.
Pois é, evita futuros problemas oculares, curvatura na coluna – o famoso bico de papagaio, corcunda, desvio na coluna...Vish e por aí vai -, e a tendinite é claro,
Lembre-se que o bem-estar físico e psicológico, reflete em nossa vida e todas as atividades que fomos executar!
Equipe Cocaiando!
Encontramos um ponto de ônibus do Cocaia
que estava danificado e pixado pela comunidade, onde pessoas sentariam para descansar, agora ficam de pé a espera do ônibus. Pode-se imaginar como estão a situação dos outros! Aqui se encontra no ponto final do Adriana que e
próximo ao Cocaia, onde muitos ônibus ficam parados por muito tempo.
domingo, 11 de abril de 2010
Nesta imagem podemos visualizar o centro do Cocaia, próximo a igreja do cocaia.
Não é um centro bem movimentado, mas é mais para as pessoas que moram por ali e suas redondezas.
Tiramos algumas fotos do posto de saúde, não podemos fazer perguntas, pois estava muito e cheio e as atententes não poderiam nos dar atenção.
Não é um centro bem movimentado, mas é mais para as pessoas que moram por ali e suas redondezas.
Tiramos algumas fotos do posto de saúde, não podemos fazer perguntas, pois estava muito e cheio e as atententes não poderiam nos dar atenção.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Em nossa visita ao Cocaia,começamos a procurar onde é que começa um riozinho de água totalmente poluída,e notamos que ele se encontra com água limpa,essa água limpa vem de uma nascente que se localiza no alto do morro,que desce por uma tubulação e que forma a BICA,em seguida essa água potável se encontra com o esgoto das residências das proximidades, será que os responsáveis pelo o meio ambiente da região não poderia fazer alguma coisa com essa água potável?
Depois fomos até o SESI onde encontramos um ponto de coleta onde pode-se depositar materias recicláveis, é claro deveria, mas esse ponto encontra-se fechado (tipo, acho que está ali só de enfeite). Será que os reponsavés não poderiam conscientizar a sociedade colocando postos de coletas? - mas também falta ânimo dos moradores em reinvindicar melhorias no bairro- .
Fomos visitar a área de lazer, e pelo que vimos esta bem conservada - o que salva- , com uma quantidade de brinquedos necessários, como, balanços, escorregadores, gangorras, quadra de areia, mesa de Ping-Pong e uma pista de Skate.
Conversamos com os responsáveis pela área de Meio Ambiente e Segurança da Região, mas ele não puderam nos informar nenhuma das questões que perguntamos, os mesmos falaram que só podem dar informações com autorização de seus superiores.
Assinar:
Postagens (Atom)